Restaurante Santa Brasa, de Guilherme Rodrigues, foi premiado duas vezes no Festival Gastronômico de Uberaba (Foto/Divulgação)
O setor de franquias alcançou faturamento de R$ 273 bilhões em 2024 e cresceu 13,5% em relação ao ano anterior, segundo dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF). De olho nesse mercado, micro e pequenas empresas de Uberaba, que também desejam se tornar franquias, poderão se inscrever gratuitamente para a palestra “Do sonho ao sucesso: como o modelo de franquias pode impulsionar o seu negócio”, que acontece em 20 de março.
A temática será apresentada pelo empreendedor Luis Fernando Carvalho, fundador da rede de clínicas Homenz, franquia uberabense especializada em saúde e estética masculina. Luis Fernando decidiu criar a empresa depois de se sentir constrangido em um ambiente feito predominantemente para mulheres. “Eu fui a um salão de beleza com 20 poltronas na sala de espera, mas eu era o único homem aguardando atendimento. Encontrei a namorada de um amigo e não tive coragem de dizer que eu tinha ido fazer um tratamento estético”, conta o empreendedor. Foi nesse momento que ele percebeu a oportunidade para empreender. Hoje, a rede Homenz já conta com 150 unidades.
Na ocasião, ainda será apresentada a estratégia do Programa Minas Franquia, uma iniciativa do Sebrae Minas que oferece e completo para quem deseja transformar seu negócio em uma franquia de sucesso. As inscrições estão disponíveis pelo site.
Expectativa de Crescimento
O empresário Guilherme Rodrigues é sócio do Restaurante Santa Brasa, que se consolidou como um dos principais restaurantes da região após ser premiado em duas edições do Festival Gastronômico de Uberaba. O sucesso fez os proprietários acreditarem que o modelo de negócio pode ser levado para outras cidades. “Com a ajuda do Sebrae, desenvolvemos toda a documentação para expandir nosso negócio. Estamos criando novos modelos com formatos de operação mais simples, para viabilizar o trabalho do empreendedor que vai usar a nossa marca. Pretendemos franquear modelos como o Santa Brasa Grill e o Santa Brasa Burger”, conta.
Na região do Vale do Aço, o empreendedor Luciano Amaral Perio, proprietário de clínica veterinária há mais de 17 anos em Ipatinga, fundou, ao lado dos sócios, o primeiro Hospital Veterinário Popular em 2023. Em pouco tempo, eles tinham quatro lojas em funcionamento e perceberam o potencial do negócio para se tornar uma franquia. Apoiados pelo programa Minas Franquia, desenvolveram o modelo de negócio, escolheram o local, projeto arquitetônico e layout da clínica. Ainda tiveram ajuda para o sistema operacional e treinamento de equipe.
“Começamos a divulgar o nosso modelo de franquia em novembro de 2024 e, no fim do ano, inauguramos a nossa primeira unidade franqueada. Nesse mês, vamos inaugurar a segunda e já vendemos outras cinco unidades que começarão a funcionar ao longo do ano. Sem o Minas Franquia não conseguiríamos dar esse o tão grande,” explica.
Marcas em expansão
O objetivo do Minas Franquia é estruturar melhor o setor no estado, disseminar e ampliar o o às informações e dar e aos empreendedores que desejam expandir seus negócios pelo sistema de franchising. O projeto oferece ao empresário cerca de 200 horas de consultoria e treinamento.
“No Minas Franquia, o pequeno empresário tem subsídio para formatar seu negócio no modelo de franchising, pagando menos de 20% do preço de mercado. Por meio de consultorias de modelagem do negócio, o empreendedor a pelos processos de padronização das operações da empresa, criação da Circular de Oferta de Franquia, elaboração do contrato e pré-contrato, além de elaborar todas as planilhas financeiras do negócio, a fim de atestar a viabilidade do empreendimento”, detalha a analista do Sebrae Minas Kariny Vasques.
Quem pode se tornar um franqueador?
Tornar-se um franqueador é uma excelente maneira de expandir um negócio com o apoio de empreendedores que acreditam no seu modelo. Para dar esse o, é importante que o empresário esteja preparado para assumir a responsabilidade de rear seu modelo de negócios.
Veja os requisitos essenciais para se tornar um franqueador:
· Modelo de negócio comprovado: A empresa precisa ter no mínimo dois anos de funcionamento, com um modelo de negócio que tenha se mostrado bem-sucedido e replicável.
· Documentação adequada: é necessário possuir o registro da marca no INPI e estar em dia com as obrigações fiscais
· Disposição para compartilhar conhecimento: O franqueador deve ter um perfil colaborativo e estar disposto a transferir seu know-how e experiência para os franqueados.
Minas Franquia
Data: 20/03
Horário: 19h
Local: Sebrae Minas – Avenida Dr. Odilon Fernandes, 684
Inscrições gratuitas: neste site
Informações: (34) 3318 1800