Cartazes pregados em postes infringem o Código de Posturas e responsáveis podem ser penalizados (Foto/Divulgação)
Em diversas ruas de Uberaba é possível observar cartazes de propagandas colados em postes de iluminação pública. Em vários deles, são encontradas fórmulas “mágicas” para se encontrar um grande amor. No entanto, esta é uma prática ilegal, que fere o Código de Posturas do município.
Comercializações de diferentes serviços são ofertadas em postes públicos, que podem ser facilmente encontrados em ruas e avenidas de grande movimentação, como Arthur Machado, Santa Beatriz da Silva, Tristão de Castro e Jesuíno Felicíssimo. Em um deles, a chamada “amarração para o amor eterno” é divulgada junto a um número de telefone.
Contudo, a fixação de quaisquer tipos de cartazes e propagandas em postes é uma prática proibida em Uberaba. O Departamento de Posturas da Secretaria de Defesa Social (SDS) informou ao Jornal da Manhã, em nota, que “as equipes de fiscalização têm atuado para coibirem esse tipo de infração. Os responsáveis são localizados por meio dos dados disponíveis nos próprios cartazes, como números de telefone, e recebem, inicialmente, uma notificação com prazo para retirada do material, que pode ser imediato ou de até cinco dias, dependendo da situação. Caso não cumpram a determinação, é realizada a autuação, conforme prevê a legislação vigente”.
A Prefeitura diz ainda que a população pode colaborar denunciando esse tipo de irregularidade diretamente ao Departamento de Posturas, pelos telefones (34) 3331-2312 e (34) 3331-2313 ou pelo e-mail [email protected]. Também é possível registrar denúncias por meio do teleatendimento do programa Cidade Ativa, pelo número 0800 940 0101.