ALTERNATIVA

Alvarás e Habite-se mostram aquecimento da construção civil

Lídia Prata
Lídia Prata
Publicado em 19/09/2023 às 21:28Atualizado em 20/09/2023 às 21:37
Compartilhar

Em que pese a choradeira de alguns empresários do segmento da construção civil, os números de alvarás expedidos e habite-se concedidos pela Prefeitura de Uberaba este ano estão se mantendo estáveis em relação ao ano ado. Não houve queda, nem retração, como muitos alegam.  Para se ter uma ideia, de janeiro a agosto deste ano foram liberados 864 alvarás para construção, num total de 198.404,80 metros quadrados, e liberados 741 habite-se, que representaram 237.494,82 metros quadrados. 

No mesmo período do ano ado, os alvarás liberados pela Seplan somaram 839, enquanto os habite-se chegaram a 699. 

RECORDE 
Por outro lado, a arquiteta Larissa Hashimoto, responsável pelo levantamento dos dados na Seplan, observa que curiosamente o mês de março deste ano bateu recorde de alvarás para início de construções, totalizando 115, contra 67 em 2021 e 92, em 2022. Geralmente o mês de março não tem um desempenho assim, por ser início de ano. 

REGULARIZE JÁ 
Prefeitura abriu mais uma oportunidade para regularização de imóveis, concedendo desconto de 70% sobre a multa. Em que pese não ficar barato o processo de regularização, ainda assim é uma bela economia! Larissa Hashimoto destaca que essas regularizações têm uma abrangência grande, que vai desde a falta de vaga de estacionamento em estabelecimentos comerciais até ocupação do terreno acima do permitido por lei, ando por construções sem alvará (mesmo que sejam de um puxadinho no quintal, ou um segundo pavimento no imóvel, etc) e área permeável menor do que o exigido. Para a regularização, será necessário apresentar projeto técnico, ART, certidão atualizada do título de propriedade, dentre outros documentos. E pagar uma taxa que inclui uma multa de mil reais, não sujeita a parcelamento. 

FILAS 
Primeiros dias de vigência desse decreto que permite a regularização de construções com desconto na multa deu fila de interessados, por incrível que pareça. Muita gente que havia pedido para calcular o valor antes do decreto e acabou desistindo, voltou à Prefeitura pedindo para recalcular o valor agora, com o desconto. Mas tem um detalhe: a regularização só vai durar até 13 de novembro. 

OPOSIÇÃO NÃO 
Ex-vice-prefeito Moacyr Lopes nega que a conversa com o ex-deputado Franco Cartafina e com o vereador Marcos Jammal tenha sido para afinarem o discurso de oposição. “Primeiro, não sou oposição, nem situação, visto que não sou candidato a nada. Segundo, Jammal é MDB e ligado ao Tony e PP, dos quais politicamente tenho sérias restrições. Mantenho relações cordiais com todos na política, exceto com a Elisa”. 

PUXÃO DE ORELHAS 
Segundo Moacyr, a conversa flagrada por leitor e publicada na coluna de ontem girou em torno do posicionamento de Jammal sobre a troca de hidrômetros. Moacyr diz que o vereador “errou a mão” ao pedir a CEI, embora o pedido tenha partido de outro vereador, no caso Túlio Micheli. Jammal apenas assinou o requerimento com o colega. “Trocar hidrômetro não é crime, cobrar pelo tratamento do esgoto também não. Mas o lixo merece atenção, já que ele é o vilão da conta de água, aumentando o preço por culpa única e exclusiva do executivo, que pode resolver isso com uma canetada, mas falta coragem”. 

#TAMOJUNTO
Em entrevista à Rádio JM nesta terça-feira, o vereador Cabo Diego deixou claro que estará no caminhão da prefeita Elisa no ano que vem. Lançado na política pelo então deputado Franco Cartafina, o vereador diz que continua mantendo a mesma amizade com seu “padrinho”, a ponto de tomarem uma cerveja juntos. 

A CAMINHO 
Vereador Cabo Diego também confirmou estar com um pé no PL, a convite da presidente Elen Miziara. Ele está esperando apenas a janela partidária no ano que vem para a ficha de filiação.  

AINDA NÃO 
Há pouco tempo, Cabo Diego e Elen estiveram em Brasília, conversando com o deputado federal Nikolas Ferreira e com Eduardo Bolsonaro. A ideia dos caciques do PL era lançá-lo a prefeito no ano que vem, mas o vereador deixou claro que ainda está cedo para pensar num voo mais alto. Vai  buscar a reeleição em 2024. 

Mas, no futuro... quem sabe":[]}