Foto/Jairo Chagas
Não é incomum visualizar uma ultraagem irregular pela faixa do BRT, em Uberaba. Entretanto, a prática é irregular e o número de motoristas que desrespeitam a normativa é alto, conforme o balanço da Secretaria de Defesa Social (Sds). Somente em agosto, foram 16 multas aplicadas a motoristas apressadinhos.
De acordo com a Sds, os flagras foram registrados pelas câmeras de videomonitoramento. O número dobrou no comparativo com o mês de julho, quando foram oito notificações. Outro número que chama atenção é das multas aplicadas por ultraagem de farol vermelho. Em julho foram 366 multas. Já em agosto, o número cresceu cerca de 13%, contabilizando 421 multas.
Vale lembrar que as câmeras do sistema de videomonitoramento também têm a função de flagrar infrações relacionadas à utilização da faixa de forma errônea, estando relacionada à circulação e conduta do motorista. Ou seja, se flagrado, o motorista será autuado.
As faixas do transporte de ageiros são uso exclusivo do sistema Bus Rapid Transit (BRT). As vias que possuem o esquema rápido são Leopoldino de Oliveira em toda a sua extensão, Avenida da Saudade e Avenida Dona Maria de Santana Borges, conforme a legislação de trânsito brasileiro.
Ainda de acordo com o Governo Municipal, essas faixas não podem ser utilizadas nem mesmo para ultraagem, pois essas vias têm mais de uma faixa, sendo a da direita destinada para veículos em menor velocidade e a da esquerda para trânsito de maior velocidade e realizar as ultraagens.