(Foto/Ilustrativa)
O mês de agosto é marcado pela campanha do Agosto Lilás, voltado para a conscientização pelo fim da violência contra as mulheres. As denúncias contra este tipo de violência estão aumentando. Fernanda Mendes Silva Salatiel, gerente do Centro Integrado da Mulher (CIM), classificou como positivo o aumento das denúncias em entrevista ao programa Pingo do J, da Rádio JM, pois demonstra que as vítimas estão mais seguras para formalizar a denúncia.
Mendes explica que essa violência vai muito além da agressão física. Por vezes, mulheres são vitimizadas de formas diversas e não reconhecem, por acharem que, se não apanham, não há crime.
Contudo, a gerente conta que há vários outros tipos de violência, como a violência patrimonial que ocorre, por exemplo, quando o companheiro quebra o celular ou fica com a herança que a mulher recebe. Também existe a agressão verbal, quando o companheiro critica ou menospreza a vítima.
Há outros tipos de violência que podem ar despercebidos aos olhos da vítima, como; trancar a mulher em casa para que ela não saia, impedi-la de procurar emprego, não deixar que ela saia usando determinada roupa, demonstrações excessivas de ciúmes. Conforme a gerente do Centro Integrado, estas são questões que merecem atenção redobrada e investigação, caso haja suspeita ou conhecimento de caso.